Foto: Uol : Um dos maiores centros de pesquisa em tecnologia do Brasil fica em São José dos Campos, localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é uma instituição de ensino ligada à Aeronáutica.
Na coluna "CIDADES MAIS INTELIGENTES" (Uol) de Renato de Castro ele escreve:
Depois de quase um ano discutindo o conceito de Smart City neste blog, você já deve ser quase um expert no tema, certo? Mas você já ouviu falar em Smart Region, ou regiões inteligentes?
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (ou RMVale) foi criada (legalmente) em janeiro de 2012 e constitui uma das seis regiões metropolitanas do estado de São Paulo. É formada pela união de 39 municípios. Devido à proximidade com a cidade de São Paulo, os municípios da região acabam sofrendo uma concorrência direta com a capital no que tange à atração de investimentos (públicos e privados) para projetos de tecnologia.
Este foi exatamente o mesmo problema que motivou a criação do projeto SmartCatalonia, um dos primeiros projetos mundiais de Região Inteligente, que envolve os municípios vizinhos à cidade de Barcelona. O mesmo conceito foi desenvolvido também em Cingapura com um grande resultado. A Índia e a Romênia estão investindo em projetos de integração e investimento em soluções tecnológicas no âmbito nacional chamados de Smart Nation.
Fomos até Taubaté para o lançamento do projeto - SMART RMVALE - no mês passado (fevereiro de 2018) e tivemos a oportunidade de conversar com Rodrigo França, CEO do Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana e um dos idealizadores e atual coordenador do Smart RMVale.
O mais bacana deste projeto é exatamente o fato de ter sido idealizado e estar sendo coordenado por uma empresa do terceiro setor.
Te convido então a assistir o vídeo da entrevista que fizemos com Rodrigo direto da antiga Estação Ferroviária de Taubaté (Estação do Conhecimento), uma grata surpresa que não estava prevista no roteiro!